AUTOR

Roberto Benevides

Roberto Benevides atuou em diferentes editorias da Folha de S.Paulo, do Jornal do Brasil, do Estado de S. Paulo e das revistas Quatro Rodas, Placar, Veja, Exame e Época.

Em 1974, criou o modelo editorial da revista SuperHiper, da Associação Brasileira de Supermercados, e dirigiu a redação durante o primeiro ano da publicação, que continua circulando mensalmente.

Em 1981, criou o modelo editorial da revista VIP, focada nos interesses pessoais (carreira, investimentos e lazer) dos leitores da Exame. Dirigiu a revista em sua primeira fase.

Antes, tinha participado, como editor, da equipe que, em 1975, transformou a antiga Exame, uma publicação mensal de cases de negócios e perfis de grandes empresários, numa revista quinzenal de informações econômicas. Em 1977, dirigiu a sucursal da Exame no Rio.

Em 1985, montou a editoria Nacional do Jornal do Brasil. Foi o editor durante dois anos, acumulando a função com a de editor de Ciências.

De 1988 a 1997, foi colunista e editor de esportes do Estado de S. Paulo, tendo participado da criação do caderno especializado no começo dos anos 1990.

Em 1998, escreveu os dois textos de abertura do primeiro volume do songbook de Caetano Veloso, editado por Almir Chediak: Um baiano com nome de latifundiário e Caetano de ouvir cantar.

De 1995 a 1997, foi consultor do documentário Futebol, dividido em três capítulos de 90 minutos cada e dirigido por João Moreira Salles e Arthur Fontes. Lançado em 1998, o filme foi finalista do Emmy

Em 1998, participou, como editor executivo responsável pelas áreas de Política, Economia e Internacional, da equipe que lançou a revista semanal Época.

Em 2000, criou o site Netgol.com, de propriedade da Traffic Sports e premiado, dois anos seguidos, como o melhor site de esportes do Brasil pela Associação de Cronistas Esportivos de São Paulo.

Em 2002, escreveu o roteiro de Lua e Conhaque, um espetáculo de poesia e música, interpretado por Walmor Chagas e sua filha Clara Becker, sobre a relação afetiva do pernambucano Manuel Bandeira, do mineiro Carlos Drummond de Andrade e do carioca Vinicius de Moraes com suas cidades.

De 2003 a 2007, foi blogueiro e editor de reportagem do site NoMínimo, mantido por um grupo de jornalistas no portal IG.

De 2003 a 2013, editou o caderno semanal de esportes do Diário do Comércio, da Associação Comercial de São Paulo.

De 2009 a 2012, fez a crítica diária, apenas para circulação interna, dos jornais Diário de S. Paulo e Bom Dia.

De  2012 a  2013, contratado pela RMC Editora, fez a coordenação editorial e a edição de texto de uma coleção de 15 livros sobre esportes olímpicos para o Sesi – A Evolução do Esporte Olímpico,  Atletismo, Basquete, Ciclismo,  Esgrima/Xadrez, Futebol, Gestão Esportiva, Handebol/Hóquei,Lutas, Natação, Paralímpicos, Tênis, Triatlo/Pentatlo, Vela/Canoagem e Vôlei/Vôlei de praia.

Em 2014, escreveu uma coluna sobre a Copa do Mundo, Apito Legal, no site Migalhas.

Ao longo da carreira, colaborou ainda com revistas corporativas como Ícaro, Goodyear e Expressions.

Anúncios

2 ideias sobre “AUTOR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s