Dois jogos definem nesta terça-feira mais duas vagas nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, em que já estão garantidos o Real Madrid, atual campeão, o Bayern, o PSG e o Porto. Os jogos de hoje: Monaco x Arsenal e Atlético de Madrid x Leverkusen.
Em Mônaco, vamos ver uma raridade: o Arsenal, que perdeu em casa o primeiro jogo por 1 a 3, é uma das seis equipes que entraram na edição atual da Liga sem contar com nenhum jogador brasileiro no elenco.
Todas as outras 26 equipes têm brasileiros – inclusive as quatro que já estão garantidas nas quartas: o Real tem Marcelo e Lucas Silva; o Bayern tem Dante e Rafinha; o PSG tem Marquinhos, Thiago Silva, David Luiz, Maxwell e Lucas, que está contundido; e o Porto tem Fabiano, Danilo, Maicon, Casemiro, Evandro e Alex Sandro.
Dos quatro times que encerrarão amanhã, quarta-feira, as oitavas de final da Liga, somente o Borussia, que receberá a Juventus após ter perdido o jogo em Turim por 1 a 2, não conta com jogadores brasileiros. A Juve tem o goleiro Rubinho, reserva do reserva e o lateral Rômulo, que está contundido. O Barcelona, que receberá o Manchester City após vencê-lo por 2 a 1 no primeiro jogo, conta com Daniel Alves, Adriano, Douglas e Neymar. O time inglês tem os volantes Fernando e Fernadinho.
Nos dois jogos de hoje estarão em campo Miranda, pelo Atlético de Madrid; Wendell, pelo Bayer; Fabinho e Wallace, pelo Monaco.
A lista inicial da Liga dos Campeões de 2014/2015 tem 81 brasileiros. Parece muito, e é, tanto que futebol alemão, com quatro times na disputa pelo título europeu, tem 75 jogadores inscritos.
E a lista de brasileiros não inclui Diego Costa, Thiago Motta e Pepe. O atacante do Chelsea é naturalizado espanhol, o volante do PSG é naturalizado italiano e o zagueiro do Real Madrid é naturalizado português.