Arquivo diário: 17 de março de 2015

100% Corinthians

O Corinthians não levava um gol havia 654 minutos quando o uruguaio Barreto cortou o barato de Cássio e companhia, marcando um golaço para o  Danubio já no segundo minuto da prorrogação.

Poderia ter sido 2 a 0, ou mesmo três se Renato Augusto não tivesse também perdido um pênalti, mas o 2 a 1 ficou de bom tamanho.

O Corinthians continua 100% na Libertadores, praticamente garantido nas oitavas de final.

Dupla festa para a torcida santista

  • No Paraná, graças a um pênalti um tanto duvidoso, o Santos de Robinho venceu por 1 a 0 o Londrina e fará com folga o jogo de volta, na Vila Belmiro, desta primeira fase da Copa do Brasil.
  • Em Ribeirão Preto, com gols de Zé Roberto e Eli Sabiá, o Botafogo venceu a Penapolense por 2 a 0. E o que é que o Santos tem com isso?  Está matematicamente classificado para as quartas de final do Paulistão.

Futebol inglês decepciona na Liga

Depois de perder por 1 a 3 em Londres, o Arsenal acaba de derrotar o Monaco no Stade Louis II por 2 a 0, placar insuficiente para mantê-lo Liga dos Campeões da Europa.

Agora, o rico futebol inglês torcerá amanhã por um milagre do Manchester City para emplacar pelo menos um time nas quartas de final da Liga.

O time da dupla Fernando e Fernandinho perdeu em Manchester por 1 a 2 e entrará no Camp Nou precisando vencer o Barcelona, no mínimo, por 2 a 0 ou 3 a 2.

Em compensação, o futebol espanhol pode ter três representantes nas quartas. O Real já tinha se garantido, o Atlético de Madrid se classificou há pouco ao bater o Leverkusen  por 3 a 2 em cobrança de pênaltis após o 1 a 0 em 120 minutos de bola rolando, e o Barça muito provavelmente conquistará sua vaga amanhã.

Libertadores: corintiano vê na FOX

Não adianta procurar em telas globais o Danubio x Corinthians marcado para as 20 horas.

O jogo que pode isolar ainda mais o Corinthians na liderança do Grupo 2 da fase de grupos da Libertadores não será mostrado nem pela nave mãe nem pelo seu satélite SporTV.

Para acompanhar o Corinthians em Montevidéu, o torcedor terá de se ligar no FOX Sports.

Tostão quer saber o que darão em troca de tanta mamata

       “O bom jogador vê a jogada. O craque antevê…” – ARMANDO NOGUEIRA

Em sua coluna na edição dominical da Folha de 8 de março, com o título Mentalidade vencedora, mestre Eduardo Gonçalves de Andrade, consagrado craque em todo o vasto mundo da bola como Tostão, anteviu:

– “Para quem acompanha o futebol, há também uma grande espera para conhecer, nos detalhes, a medida provisória do governo, o projeto de deputados sobre o longo refinanciamento da dívida dos clubes, com baixíssimos juros, e o que darão em troca para tanta mamata, ainda mais com o país em crise, além de outras mudanças no esporte”.

No parágrafo seguinte, registrou:

– “Dizem que a medida provisória está próxima do que defende o Bom Senso F.C. e das necessidades de nosso futebol, enquanto o projeto dos deputados, dos amigos da CBF, é mais uma enganação.”

Em seguida, com o brilho costumeiro, concluiu:

– “Os clubes, por meio de uma liga independente e forte, e não de uma agência de regulação do governo, como falam que vai acontecer, é que deveriam comandar o futebol e chamar, para participar, as televisões e os parceiros comerciais.”

Para ler toda a coluna, se você é assinanate da Folha ou do UOL, clique aqui.

A MP da bola – ou será da bolada?

Depois de muita enrolação, parece que o governo Dilma Rousseff chegou à conclusão de que a bilionária dívida dos grandes clubes do futebol brasileiro é um “caso de relevância e urgência” e, assim, pode ter seu refinanciamento pelos cofres públicos autorizado por Medida Provisória.

Os clubes terão 20 anos para pagar o que devem se a Medida Provisória for mesmo assinada por Dilma e, em seguida, aprovada pelo Congresso.

É preciso aguardar sua divulgação para saber o que realmente será exigido da cartolagem como contrapartida. Algo parece já decidido, segundo informam Natuza Nery e Juca Kfouri no texto que abre as páginas de esporte da Folha nesta terça-feira:

– A MP sustenta a criação de uma agência reguladora, vinculada ao Ministério do Esporte, para fiscalizar eventuais conflitos entre público e privado e monitorar quem não cumprir as exigências.

Agência reguladora, como sabem bem os brasileiros que já tiveram de recorrer à Anatel ou à Anac ou à ANS ou à Anvisa, para ficarmos apenas com os exemplos mais prosaicos, é algo que funciona muito bem no País, não custa nada aos cofres públicos nem emprega nenhum protegido dos políticos.

Liga dos Campeões da Europa ou Copa do Brasil?

Dois jogos definem nesta terça-feira mais duas vagas nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, em que já estão garantidos o Real Madrid, atual campeão, o Bayern, o PSG e o Porto. Os jogos de hoje: Monaco x Arsenal e Atlético de Madrid x Leverkusen.

Em Mônaco, vamos ver uma raridade: o Arsenal, que perdeu em casa o primeiro jogo por 1 a 3, é uma das seis equipes que entraram na edição atual da Liga sem contar com nenhum jogador brasileiro no elenco.

Todas as outras 26 equipes têm brasileiros – inclusive as quatro que já estão garantidas nas quartas: o Real tem Marcelo e Lucas Silva; o Bayern tem Dante e Rafinha; o PSG tem Marquinhos, Thiago Silva, David Luiz, Maxwell e Lucas, que está contundido; e o Porto tem Fabiano, Danilo, Maicon, Casemiro, Evandro e Alex Sandro.

Dos quatro times que encerrarão amanhã, quarta-feira, as oitavas de final da Liga, somente o Borussia, que receberá a Juventus após ter perdido o jogo em Turim por 1 a 2, não conta com jogadores brasileiros. A Juve tem o goleiro Rubinho, reserva do reserva e o lateral Rômulo, que está contundido. O Barcelona, que receberá o Manchester City após vencê-lo por 2 a 1 no primeiro jogo, conta com Daniel Alves, Adriano, Douglas e Neymar. O time inglês tem os volantes Fernando e Fernadinho.

Nos dois jogos de hoje estarão em campo Miranda, pelo  Atlético de Madrid; Wendell, pelo Bayer;  Fabinho e Wallace, pelo Monaco.

A lista inicial da Liga dos Campeões de 2014/2015 tem 81 brasileiros. Parece muito, e é, tanto que futebol alemão, com quatro times na disputa pelo título europeu, tem 75 jogadores inscritos.

E a lista de brasileiros não inclui Diego Costa, Thiago Motta e Pepe. O atacante do Chelsea é naturalizado espanhol, o volante do PSG é naturalizado italiano e o zagueiro do Real Madrid é naturalizado português.