Arquivo diário: 20 de março de 2015

Bem que a Fifa poderia agir

O presidente Joseph Blatter insinuou hoje, em Zurique, que a Fifa pode tomar alguma medida contra o futebol brasileiro se a Medida Provisória enviada ao Congresso pela presidente Dilma Rousseff  melindrar a cartolagem: “Se a CBF nos pedir ajuda e disser que existe uma interferência, vamos agir”.

Bem que a Fifa, cada vez mais rica, poderia mesmo agir.

Basta quitar os quase R$ 4 bilhões que os clubes brasileiros devem aos poderes públicos, menos da metade do que a Fifa lucrou com a Copa do Mundo no País. Assim,  o governo não teria mais motivos para se imiscuir nas coisas do futebol.

Chances brasileiras na Libertadores

Quatro dos cinco times brasileiros têm boas chances de se classificar para as oitavas de final da Libertadores, segundo as contas do matemático Tristão Garcia em seu site InfoBola:

  • Corinthians: 95%
  • São Paulo: 75%
  • Cruzeiro: 74%
  • Internacional: 73%

 A exceção é o Atlético Mineiro, com apenas 28% de chances.

Enquanto os brasileiros ainda fazem conta, já estão matematicamente garantidos nas oitavas os argentinos Boca Juniors e Racing e o mexicano Tigres.

50 dias sem o jovem craque Pogba

A revista francesa France Football apresentou ontem, em seu site , uma lista dos dez melhores jovens jogadores, todos com menos de 23 anos, da atualidade em todo o vasto mundo da bola. Entre todos, destaque para o brasileiro Neymar, “o número 1, dificilmente contestável”.

Parceira da Fifa na eleição da Bola de Ouro que consagra anualmente o melhor jogador do mundo, France Football tem autoridade institucional para bancar a lista, que se completa, pela ordem, com:

  • 2 – Mario Götze (Bayern de Munique)
  • 3 – Paul Pogba (Juventus)
  • 4 – David Alaba (Bayern de Munique)
  • 5 – Marco Verratti (PSG)
  • 6 – Thibaut Courtois (Chelsea)
  • 7 – Isco (Real Madrid)
  • 8 – Raphaël Varane (Real Madrid)
  • 9 – Memphis Depay (PSV)
  • 10 – Raheem Sterling (Liverpool)

Dos dez, sete jogam por times que estarão disputando, em abril, as quatro vagas nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Para azar da Juventus, no entanto, Paul Dogba  não estará em campo nos dois confrontos com o Monaco pelas quartas de final.

Dogba contundiu-se seriamente ainda no primeiro tempo da vitória sobre o Borussia Dortmund por 3 a 0, pelas oitavas de final, e ficará cerca de 50 dias afastado do futebol, o que o tirou também da lista de convocados por Didier Deschamps para a seleção francesa que receberá o Brasil em amistoso no Stade de France marcado para a próxima quinta-feira, dia 26.

O jovem francês atua com igual desenvoltura como volante ou meia, movimenta-se elegantemente por todo o gramado, esbanja categoria no trato com a bola, rege o meio de campo da Juventus e tem tudo para liderar a seleção francesa nos próximos anos.

Não só a Juve e a seleção francesa perdem com a sua ausência. Perdemos todos nós que amamos o futebol.

Ou sai o PSG ou sai o Barça

Um dos grandes candidatos da título da Liga dos Campeões da Europa vai dançar nas quartas de final: Paris Saint-Germain x Barcelona é um dos confrontos sorteados há pouco pela Uefa.

Os outros são o clássico espanhol Atlético de Madrid x Real Madrid, reedição da última final, mais Porto x Bayern de Munique e Juventus x Monaco.

Os primeiros jogos serão realizados nos dias 14 e 15 de abril. A decisão das vagas nas semifinais acontecerá na semana seguinte, nos dias 21 e 22.

Dois golzinhos e o Cruzeiro já é líder

Finalmente, o Cruzeiro marcou gol e venceu um jogo na Libertadores. E continua sem sofrer gol, embora tenha levado alguns sustos na Venezuela.  Os 2 a 0 sobre o Mineros não encerram as preocupações da torcida e do técnico Marcelo Oliveira, mas dão ao campeão brasileiro, com cinco pontos acumulados em três jogos, a liderança do fraquinho Grupo 3.

O próximo compromisso, novamente contra os venezuelanos, será em casa no dia 4 de abril. Até lá, pode ser que volte, pelo menos em parte, o bom futebol mostrado pelo Cruzeiro nos últimos tempos.