Arquivo diário: 28 de março de 2015

Garoto de 17 anos garante vitória do Fla

Foi a sexta vitória consecutiva do Flamengo, mas os 2 a 0 sobre o Bonsucesso talvez valham mais do que a liderança do Campeonato Carioca, pois o Botafogo pode retornar ao topo amanhã se vencer o Vasco: uma nova e muito jovem estrela começa a encantar os rubronegros.

Revelado pelo Desportivo Brasil e destaque dos juniores desde que chegou ao Flamengo no ano passado,  o meia Matheus Sávio ainda é menor de idade. Fará  18 anos  em 18 de abril, mas vai conquistando progressivamente a confiança de Vanderlei Luxemburgo e, com certeza, ganhará novas oportunidades entre os titulares.

– Ele é o mais jovem dos juniores, mas tem muito potencial – disse o treinador após o garoto estrear como profissional marcando um gol apenas seis minutos depois de entrar no amistoso em que Leo Moura se despediu da torcida.

Em seu primeiro jogo oficial, novamente Matheus Sávio entrou no time já com o segundo tempo em andamento e repetiu a façanha aos 32 minutos, fazendo em cobrança de falta o gol que fechou o placar. É uma pena que apenas 4.207 pagantes  tenham testemunhado no Maracanã o bis da nova promessa rubronegra.

Pouca gente, não é?

Pois saiba que, em Conselheiro Galvão, o vice-líder Madureira venceu o Macaé por 1 a 0 diante de 530 pagantes.

Benebol também é cultura

Este blog estará ofertando, como diria um diligente operador de telemarketing, valioso prêmio ao primeiro internauta que acertar os campeonatos disputados pelos seguintes times:

  • União Frederiquense
  • Boa Esporte Clube
  • Audax
  • Tigres Brasil

O prêmio: assinatura gratuita e perpétua do blog – perpétua, é claro, enquanto durar este Benebol.com

Futebol x Novela: os números do Ibope

Nos últimos tempos, executivos da Globo, sempre em off, têm falado insistentemente mal da audiência dos jogos de futebol.

Pois bem: no final da tarde da quinta-feira, o amistoso França 1 x 3 Brasil rendeu 20 pontos de audiência na Grande São Paulo – o que, segundo o Ibope, significa que televisores de 1.340.000 domicílios estavam sintonizados na Globo.

Sabe quanto rendeu de audiência o capítulo da novela Babilônia no horário nobre da Globo? 25 pontos.

Imagine se o jogo do Brasil fosse transmitido às 21 horas e a novela às 17!

Tudo bem com Talisca

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

                                                     Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Ele jogou apenas cinco minutos nos 4 a 1 sobre o Paraguai, o suficiente para marcar o último gol brasileiro e dar um enorme susto na comissão técnica da seleção sub-23.

O baiano Anderson Talisca, meia ofensivo de 21 anos que se tem destacado no Benfica e já foi chamado por Dunga para a Seleção, substituiu Vitinho aos 14 minutos do amistoso da sexta-feira em Vitória e, aos 19, fez de cabeça o gol que assustou, mais do que alegrou, os companheiros.

Ao subir para aproveitar um cruzamento, Talisca acertou também a cabeça do marcador, caiu lesionado, foi imediatamente substituído e levado para um hospital de Vitória. Já de madrugada, após uma tomografia de crânio, foi liberado pelos médicos e viajou para São Luís, onde o Brasil jogará contra o México amanhã.

O adeus de um craque incomparável

Alex - 28.3.2015Imagem: Beneclick

Poucas horas depois da conquista do título brasileiro de 2003, perguntei ao maior craque do melhor Cruzeiro de todos os tempos:

– O Alex teria vaga naquele time?

E Tostão me respondeu, de pronto:

– Ele teria de jogar na minha posição ou na do Dirceu e acho que está no mesmo nível da gente. Como jogávamos com um volante, o Piazza, dois meias, o Dirceu Lopes e eu, dois pontas e um centroavante, poderíamos também tentar uma mudança tática para encaixar o Alex sem tirar um de nós dois.

Haverá elogio maior ao regente daquele Cruzeiro campeão de 2003?

Os craques sempre se rendem ao talento incomum deste meia que, em três passagens anteriores pelo Palmeiras, brilhara com igual intensidade e por isso será homenageado hoje à noite, em reconhecimento raro no nosso futebol, com um jogo oficial de despedida no Allianz Parque. Devidamente autorizado por Ademir da Guia, a quem se achou no dever de pedir permissão, Alex vestirá a camisa 10.

Basta conferir uma pequena parte da lista de craques que confirmaram presença na festa para entender a importância de Alex na história do nosso futebol: além do próprio Ademir, estarão lá Djalminha, Edmundo, Evair, Felipe, Gamarra, Júnior, Leonardo, Marcos, Rivaldo, Zico e Zinho.

Os muito palmeirenses que me perdoem, mas, dentre os vários textos que já escrevi sobre este craque marcado por certa aura intelectual, hoje acentuada pelo ar grave que lhe impõem os óculos de grau e pela lúcida atuação como um dos líderes do Bom Senso, reproduzo, a seguir, A bola pequenina do craque Alex, publicado no site NoMínimo uns quatro meses antes de ele se sagrar campeão brasileiro de 2003. Continuar lendo