Arquivo diário: 1 de abril de 2015

O São Paulo só não queria perder. Perdeu.

Muricy Ramalho tinha prometido um futebol ofensivo, mas o São Paulo quis muito pouco e volta de Buenos Aires sem nada.

Quase nada, haverá de replicar o são-paulino mais otimista se é que ainda há otimismo na torcida para contrabalançar o fastio que estrelas como Ganso e Pato mostram em campo.

Nem a derrota por 1 a 0 tira o São Paulo do segundo lugar no Grupo 2 da Libertadores, agora empatado em pontos com o próprio San Lorenzo, cada um com seis após quatro jogos, mas à sua frente na tabela de classificação graças ao saldo de dois gols.

Os argentinos estão zerados, fizeram três gols e levaram três até agora. O São Paulo fez cinco gols, quatro ao golear o Danubio no Morumbi.

Assim, São Paulo e São Lorenzo, atual campeão da Libertadores, vão brigar até o fim pela segunda vaga do grupo nas oitavas de final.

Desde o começo do jogo no Nuevo Gasometro, contrariando a exigência do treinador, o São Paulo se mostrou mais temeroso do que as circunstâncias pediam. Marcou o San Lorenzo muito atrás e cedeu um enorme corredor pela esquerda de sua defesa que os argentinos exploraram com frequência, embora com pouca eficácia.

Nos primeiros 25 minutos, pelo meio da área, Toloi já ensaiava o repertório de bobagens que redundariam no gol do atacante Cauteruccio exatamente aos 25 do segundo tempo.

Ainda na metade do primeiro, depois de algumas broncas de Muricy, o time adiantou-se e acertou a marcação, mas passou a errar os passes em todas as manobras de ataque. Trocava bolas entre as duas intermediárias, mas não entrava na área do goleiro Torrico.

Aliás, está virando marca registrada: o São erra sempre o último passe, quase sempre o penúltimo, muitas vezes o antepenúltimo.

O jogo continuou nesta toada durante o segundo tempo, antes e depois da lesão que tirou Alan Kardec de campo. O 0 a 0 parecia bom demais para os são-paulinos.

Os argentinos, ao contrário, mostravam vontade, mais vontade do que bola, o suficiente para garantir a vitória com o gol de Cauteruccio após estender um lençol desmoralizante diante do apalermado Toloi.

O São Paulo volta sem nada de Buenos Aires. Com quase nada, conceda-se aos são- paulinos otimistas. Difícil será encontrá-los.

Depois da correria, o Corinthians quer vida mansa

Tite recebe Gil de volta da Seleção -Foto: Daniel Augusto Jr/Agência CorinthiansTite recebe Gil de volta da Seleção – Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Enquanto os demais titulares ora eram poupados, ora eram escalados por Tite nas quatro vitórias colhidas em apenas oito dias, todas pelo Paulistão, os corintianos Gil e Elias cuidavam em Paris e Londres de mostrar a Dunga que merecem um lugar na Seleção.

O zagueiro apenas treinou por lá, o volante jogou 90 minutos contra a França e 30 contra o Chile. Na segunda-feira, poucas horas depois do 1 a 0 sobre os chilenos, já estavam os dois à disposição de Tite para treinar com Cassio, Jadson, Guerrero e companhia na preparação para o jogo das 22 horas desta quarta.

Afinal, o confronto com o Danubio talvez valha mais uma classificação antecipada a este Corinthians que em 2015 ainda não sabe o que é perder.

Vencendo hoje em Itaquera, como deve vencer, o Corinthians ganhará enfim um mínimo de descanso.

O time titular voltará a se preocupar com o Paulistão somente no dia 12, quando abrirá as quartas de final contra um adversário ainda indefinido, e terá de ganhar apenas um pontinho nos dois jogos que lhe restam para fechar em primeiro lugar do seu grupo esta fase da Libertadores.

Isso se o São Paulo tiver vencido o San Lorenzo no jogo das 19h45. Qualquer outro resultado em Buenos Aires dará ao Corinthians, desde que vença o Danubio, o primeiro lugar do Grupo 2.

Hoje, o Corinthians será favorecido tabela da Libertadores, como o próprio Tite reconhece com sinceridade:

 – Jogar mais tarde é uma vantagem porque nós vamos entrar em campo sabendo o resultado de San Lorenzo x São Paulo. Jogar mais tarde é um desequilíbrio que não deveria acontecer nem a favor e nem contra. Está a nosso favor, mas é errado.

 A sinceridade não o impede, porém, de tirar proveito da vantagem que lhe é oferecida pela tabela:

 – Não adianta querer mentir. Se precisarmos da vitória, vamos acelerar nos últimos 15 minutos. Se já estivermos classificados…

Chegou o dia da verdade

Ganso e Rogério CeniGanso e Rogério: pela sobrevivência na LibertadoresFoto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Este 1º de abril de 2015 pode ficar para sempre marcado na história do São Paulo.

Ao que parece, bem menos modificado do que sugeriam tantos analistas nos últimos dias, o time comandado por Muricy Ramalho e liderado em campo pelo eterno Rogério Ceni enfrenta o San Lorenzo em Buenos Aires num jogo absolutamente decisivo para as suas pretensões na Libertadores. A transmissão para o Brasil, a partir das 19h45, será da FOX Sports.

Se perder para o atual campeão, o São Paulo terá muitas dificuldades para se classficar.

Se vencer, terá praticamente garantida a classificação para as oitavas de final.

Se empatar, continuará  dependerá apenas dos seus resultados nas próximas duas rodadas da fase de grupo para continuar vivo na Libertadores.

Este 1º de abril de 2015 também pode ficar para sempre marcado na história Paulo Henrique Ganso.

Chegou o dia verdade para o meia que tem jeito de craque, carrega a bola como craque, passa como craque, dribla como craque, mas não tem exibido em campo a confiança que sobra a Rogério Ceni e é a marca definidora do craque.

Quem dá bola para a Copa do Brasil?

A Copa do Brasil é a segunda mais importante competição de clubes do País, reúne num imenso caldeirão times de A a Z, de Norte a Sul, vale uma vaga na Libertadores e veste o figurino do mata-mata que tanto agrada a executivos globais e cartolas de variadas espécies.

Mesmo assim, a Copa do Brasil toca cada vez menos a alma do torcedor, tão mal promovida que é no dia a dia.

Hoje serão disputados 16 jogos, nem todos com forte apelo para o distinto público, mas estarão em campo equipes capazes de mobilizar a torcida pelo Brasil afora – como o Vasco, o Botafogo, o Grêmio, o Bahia – e muitas outras com grande torcida regional.

Pouca gente, porém, vai dar atenção a tantos jogos, numa noite em que o Corinthians e o São Paulo entram em campo pela Libertadores, a mais importante competição de clubes das Américas.