Se o futebol fosse um jogo de probabilidades, como gostariam alguns exagerados amantes da estatística, os jogos que abriram a quarta rodada do Brasileirão teriam resultados diferentes.
Nas 30 partidas anteriores, apenas dois visitantes tinham vencido, ambos por 1 a 0: o Goiás bateu o Palmeiras na terceira rodada, o Corinthians bateu os reservas do Cruzeiro, logo na primeira rodada, em campo neutro, a Arena Pantanal.
Nos três jogos de ontem, dia 30, tivemos duas vitórias dos visitantes, uma aberração estatística se levarmos em conta a amostragem anterior: por 2 a 1, o Avaí derrotou o Coritiba no Paraná, e o Atlético Paranaense derrotou o Joinville em Santa Catarina.
Tirando o Fla-Flu no neutro e mal conservado gramado do Maracanã, correrão em campos do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul outras possibilidades de chacoalhar as estatísticas neste domingo:
- No Serra Dourada, Goiás x Grêmio
- No Independência, Atlético Mineiro x Vasco
- No Itaquerão, Corinthians x Palmeiras
- Na Vila Belmiro, Santos x Sport
- No Beira-Rio, Internacional x São Paulo
- No Orlando Scarpelli, Figueirense x Cruzeiro
Curiosamente, são todos confrontos que valem, em si, a inversão da posição na tabela dos adversários. Em nenhum dos jogos, os times estão separados por mais de três pontos.
O futebol é um jogo de possibilidades. E, muitas vezes, dá o impossível entra na área.
Vamos, pois, às emoções do domingo.