Grupo da morte: Uruguai de Cristian Rodríguez vence, Argentina de Messi empata
O Uruguai de Cristian Rodríguez fez menos do que se poderia esperar diante da Jamaica num jogo de muitos chutões, pouca organização e nenhuma criatividade que só conseguiu animar o pequeno público de 8.653 pagantes quando a bola caía na arquibancadas e os torcedores passavam a tocá-la com mais carinho do que o mostrado em campo pelos jogadores.
Cristian Rodríguez marcou o gol da vitória aos 7 minutos do segundo tempo e o 1 a 0, por mais incrível que possa parecer, foi o bastante para dar ao Uruguai a liderança do Grupo B da Copa América.
Pois não é que, depois de Uruguai 1 x 0 Jamaica em Antofagasta, tivemos Argentina 2 x 2 Paraguai em La Serena?
É isso mesmo: Argentina 2 x 2 Paraguai! E a Argentina de Messi e Agüero fez 2 a 0 no primeiro tempo, com um gol de cada um, passando a impressão de que o amplo domínio se traduziria numa acachapante goleada ao final do jogo.
Não foi o que se viu no segundo tempo.
Embora a bola tenha ficado muito mais em pés argentinos, os paraguaios escancaram os renitentes problemas defensivos da equipe comandada por Tata Martino e, em sucessivos contra-ataques, foram minando a confiança dos vice-campeões do mundo e chegaram ao empate, com gols de Valdez e Lucas Barrios.
Ficou animado o Grupo B, que boa parte da mídia já vinha chamando de grupo da morte.
Na terça-feira, dia 16, em La Serena, teremos um jogo decisivo para as pretensões de Messi e companhia na Copa América: Argentina x Uruguai.
Para os uruguaios, um empate estará de ótimo tamanho. Para os argentinos, não vencer será praticamente a morte.