E vai começar o grande espetáculo

A grande festa de lançamento da Copa do Mundo de 2018 acontecerá neste sábado, 25 de julho, em São Petersburgo, mas a bola já está rolando desde março na Ásia e em parte das Américas para peneirar um pouco as dezenas de seleções que entraram no baile sabendo que sairiam do salão antes que a orquestra começasse a tocar.

No total, 206 seleções disputam o título mundial de 2018. Mal comparando: a ONU tem 193 Países-membros.

Disputam é modo de dizer, pois só 31 chegarão à Rússia para brigar de verdade, entre 14 de junho e 15 de julho, pela Copa do Mundo.

A 32ª vaga está reservada à anfitriã, claro.

Hoje, serão sorteados os grupos e a ordem dos jogos das Eliminatórias que realmente valem nos seis continentes governados pela Fifa.

Cada confederação continental tem direito a um determinado número de vagas na fase final. Na Rússia, estarão 14 seleções da Europa, cinco da África, quatro ou cinco da Conmebol, quatro ou cinco da Ásia, três ou quatro da Concacaf e uma ou nenhuma da Oceania.

Até que se definam as seleções da fase final, aquela que é universalmente tratada como a Copa do Mundo, terão sido disputadas 851 partidas eliminatórias durante dois anos e oito meses.

Se acontecer mais uma vez o que vem acontecendo desde a Copa de 1990, sete seleções se juntarão à Rússia em junho de 2018: Alemanha, Argentina, Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos e Itália.

Em tempos de tanta descrença em nosso futebol, é o que muita gente quer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s