Muitos dos 17 milhões de holandeses se sentem islandeses desde criancinhas neste 13 de abril de 2015.
A pequena Islândia, de pouco mais de 300 mil habitantes, já está classificada para a Eurocopa de 2016 e pode decidir hoje, na cidade turca de Konya, a sorte da Holanda.
Para não perder definitivamente nesta terça-feira as chances de disputar o título europeu, a Holanda tem de vencer a República Checa em Amsterdã e torcer para que a Islândia vença a anfitriã Turquia Jogos (jogos às 15h45, no horário brasileiro).
Se a combinação de resultados lhe for benéfica, a Holanda ainda terá de passar por uma repescagem para se classificar entre as 32 seleções que disputarão o título na França em junho e julho de 2016.
Campeã da Eurocopa em 1988, três vezes vice-campeã do mundo, terceira colocada na Copa de 2014, a pátria do futebol total, da Laranja Mecânica, do mitológico treinador Rinus Michel e de craques como Johan Cruyff, Johan Neeskens, Rob Rensenbrink, Ruud Krol, Marco van Basten, Frank Rijkaard, Ruud Gullit, Ronald Koeman, Edwin van der Sar, Robin van Persie e Arjen Robben está aos pés da Islândia.
Todos eles estão na torcida por Gylfi Sigurdsson, o meia de 26 anos que joga o Campeonato Inglês pelo Swansea e, há exatamente um ano, marcou em Reykjavík os gols islandeses dos 2 a 0 sobre Holanda que ainda hoje lhes custam tão caro.
O carrasco 13 de abril de 2014 pode ser o salvador em 13 de abril de 2015.
Enquanto sofrem os holandeses, os islandeses querem vencer na Turquia para se garantir em primeiro lugar em seu grupo.
Atualização
Não adiantou a torcida dos holandeses: a Islândia foi derrotada pela Turquia em Konya por 1 a 0. E nem teria adiantado uma vitória islandesa: a Holanda também perdeu, em casa, para a República Checa por 3 a 2.
Robben, que está fora de combate, Sneijder, Van Persie, Huntelaar e companhia vão ver a Eurocopa 2016 pela televisão.