Ficou praticamente impossível para Michel Platini a manutenção da candidatura à sucessão de Joseph Blatter na presidência da Fifa.
O Comitê de Ética da Fifa anunciou, há pouco, que o antigo craque francês e atual presidente da UEFA está suspenso por 90 dias de suas atividades na Fifa, em companhia do próprio Blatter e de Jérôme Valcke, ex-secretário geral da entidade.
A suspensão ainda pode ser aumentada em mais 45 dias.
As eleições na Fifa estão marcadas para fevereiro de 2016.
O sonho do francês acabou, o pesadelo está só começando.
Nossa copeira Maria Antonieta debochou do francês quando soube da notícia: “O sonho acabou? Por que ele não pede brioche?”
E. embora vascaína, começou a apostar que o brasileiro Zico será o próximo presidente da Fifa.
De fato, a hora seria boa para a candidatura do nosso Zico se ele se mostrasse minimamente capaz de atrair apoio pelo mundo afora.
Até porque outro dos candidatos, o coreano Chung Mong Joon, ex-vice-presidente da Fifa acusado de negociar votos para a escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022, também foi punido pela Comissão de Ética e está banido do futebol por seis anos. Não pode mais nem pensar em se candidatar.
Dos que se anunciaram candidatos à sucessão de Blatter, continuam vivos Zico, o príncipe jordaniano Ali Bin Al-Hussein e Musa Bility, presidente da federação da Libéria.
PS: Pelo menos por enquanto, não adianta procurar mais informações no site da Fifa . Não se fala disso por lá.