O gaúcho Carlos Caetano Bledorn Verri foi um volante com recursos técnicos que muita gente não reconhece e é uma pessoa mais bem humorada no dia a dia do que muita gente acha. Nunca teve, porém, jogo de cintura – nem no campo nem na vida. Talvez por isso muitos confundam com dureza o que é apenas falta de malemolência.
De Dunga, como é conhecido o atual treinador da Seleção, não se esperem grandes surpresas, principalmente na escolha dos jogadores para uma competição oficial.
Era assim, mas parece que Dunga não é mais aquele. Que bom! Um certo jogo de cintura não faz mal a ninguém.
Dunga chamou Renato Augusto para a Seleção que vai enfrentar o Chile e a Venezuela nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Fez muito bem, pois o meia do Corinthians é um dos principais destaques do futebol brasileiro jogado em qualquer parte do vasto no mundo da bola.
O surpreendente, segundo o molde Dunga de ser e trabalhar, é que Renato Augusto tenha sido convocado diretamente para dois jogos oficiais de uma competição decisiva para o futuro do nosso futebol. Isso é coisa que Dunga não fazia. Tinha método em sua insistência: primeiro, o teste; mais tarde, a efetivação.
Com Renato Augusto e/ou Lucas Lima na Seleção, podemos acreditar que aquele meio de campo sem jogo de cintura e sem inspiração que nos levou ao fracasso na Copa do Mundo e na Copa América é coisa do tempo em que Dunga ainda era aquele e até lembrava um pouco o Felipão.
Agora que Dunga não é mais aquele, esperamos um time mais inspirado e criativo no mês que vem, contra o Chile no dia 5 e contra a Venezuela no dia 13.
Os 23 de Dunga
Goleiros
Jefferson – Botafogo
Marcelo Grohe – Grêmio
Alisson – Internacional
Zagueiros
David Luiz – Paris Saint Germain
Miranda – Inter de Milão
Marquinhos – Paris Saint Germain
Gil – Corinthians
Laterais
Fabinho – Monaco
Rafinha – Bayern de Munique
Filipe Luis – Atlético de Madrid
Marcelo – Real Madrid
Volantes e Meias
Luiz Gustavo – Wolfsburg
Fernandinho – Manchester City
Elias – Corinthians
Renato Augusto – Corinthians
Lucas Lima – Santos
Oscar – Chelsea
Willian – Chelsea
Philippe Coutinho – Liverpool
Atacantes
Firmino – Liverpool
Hulk – Zenit
Lucas – Paris Saint Germain
Douglas Costa – Bayern de Munique