De que serviria ao Corinthians e ao Atlético Mineiro o título de campeão da Copa do Brasil?
Perdê-lo antecipadamente, saindo fora da competição nas oitavas de final, significou ganhar tempo agora para a dedicação exclusiva ao Campeonato Brasileiro.
Esta semana é uma boa mostra do quanto é bem vinda para o líder e o vice-líder a folga no calendário. Em compensação, o terceiro e o quarto colocado não terão tempo sequer de repor as energias gastas na 27ª rodada do Brasileirão antes de mergulhar nas quartas de final da Copa do Brasil.
Amanhã, enquanto o Grêmio vai ao Rio enfrentar o Fluminense e o Palmeiras vai a Porto Alegre enfrentar o Internacional, corintianos e atleticanos estarão se preparando para a rodada do fim de semana do Brasileirão.
É uma vantagem enorme para os dois times que ocupam posição extremamente vantajosa na corrida pelo título brasileiro, até porque a 28ª rodada reserva uma dose extra de maldade para o Grêmio, que jogará já no sábado, ainda bem que em casa, contra o Avaí, e para o Palmeiras, que, embora só volte a campo no domingo, vai encarar no Morumbi o São Paulo, seu mais direto perseguidor na luta pela vaga no G-4.
Longe dos dois, na tabela e nas agruras da semana, o Corinthians e o Atlético visitarão em Santa Catarina, somente na tarde do domingo, os adversários hoje instalados no Z-4.
O Figueirense, adversário do Corinthians, está em 18º lugar no campeonato; o Joinville, adversário do Atlético, é o lanterna.
Na semana que vem, corintianos e atleticanos continuarão treinando para os compromissos do sábado e domingo pelo Brasileirão enquanto Grêmio e Palmeiras farão os jogos de volta, ambos em casa, contra Flu e Inter pela Copa do Brasil.