A conta é do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais: o Atlético Mineiro tem 17.6% de chances de conquistar o título do Brasileirão, o que parece muito pouco para incomodar o Corinthians, favoritíssimo, com 79.4%.
Como os dois vão se enfrentar daqui a quatro rodadas em Belo Horizonte, o Atlético tem de ir batendo os adversários até lá – o Internacional, às 19h30 desta quarta, no Independência; o Sport, domingo, na Ilha do Retiro; a Ponte Preta, uma semana depois, de novo no Independência.
A cinco pontos de distância antes que a bola role na 30ª rodada, o vice-líder tem ainda de torcer por um tropeço corintiano até que se encontrem na 33ª, que muito provavelmente definirá de vez o campeão de 2015.
O Corinthians jogará amanhã em casa contra o Goiás; no domingo, em Curitiba, contra o Atlético Paranaense; e, no domingo seguinte, novamente no Itaquerão, contra o Flamengo.
A largada nesta dupla prova de três tiros que antecederá o jogão do dia 1° de novembro em Belô parece mais difícil para o Atlético, pois o Inter ganhou dez dos últimos 15 pontos que disputou e está na briga para entrar no G-4. O Goiás, adversário do Corinthians, conseguiu apenas três dos últimos 15 pontos disputados e é hóspede do Z-4.
Mais importante do que os números, no entanto, talvez sejam as condições técnicas e físicas de atleticanos e corintianos na volta ao Brasileirão após 11 dias de intervalo.
O Corinthians recebe hoje Gil, Elias e Renato Augusto, que estavam na Seleção, mas só o volante atuou ontem nos 3 a 1 sobre a Venezuela; o Atlético recebeu ontem Douglas Santos, que estava na seleção olímpica e jogou nos 5 a 1 sobre o Haiti na segunda-feira.
Douglas Santos está escalado por Levi Culpi para o jogo desta noite. Tite ainda não definiu o Corinthians que pegará o Goiás. Talvez, poupe Elias.
O que mais prejudicou o Corinthians nos dez dias de paralisação do Campeonato Brasileiro foi não ter podido treinar o time verdadeiramente titular.
O Atlético não teve este problema. Pelo contrário, Levir pode aproveitar a folga no calendário para reazeitar a equipe que andou titubeando nas últimas rodadas.